terça-feira, 7 de outubro de 2008

Palestra de Baba Vacaro



No dia 4 de Outubro de 2008 pudemos assistir a uma palestra da Designer Baba Vacaro formada em desenho industrial pela FAAP, que possui grande destaque junto à indústria e ao varejo.
Baba procura desenvolver seus produtos adequando beleza e funcionalidade. E sempre adequar a historia, a característica da marca para qual trabalha, dando a ela uma identidade fácil de identificar em seus trabalhos.

O processo criativo parte sempre do olhar curioso, tirando de sua cultura (brasileira) inspiração para suas obras. Outra inspiração vinda do estudo de designer Italianos que são pioneiros no design para casa.

Baba também comentou sobre seu trabalho junto a empresas, como Dominici na área de desenvolvimento de produtos nacionais e na seleção de produtos internacionais. É diretora de criação da Dpot, empresa pioneira no investimento em design brasileiro de mobiliário.
Quando perguntaram qual objeto era a cara do Design Brasileiro Baba citou o trabalho do Designer Sergio Rodrigues que desenvolveu a notável Poltrona Mole que faz sucesso até hoje.

Quando Baba procurou desenvolver uma peça que representasse a cultura brasileira desenvolveu a Poltrona Mandacaru que é a flor conhecida no Brasil inteiro, talvez não pela forma, mas pela música que a maioria dos brasileiros já ouviu em alguma época de sua vida.
Método de Trabalho (Informações retiradas do site de Baba Vacaro).

Conceito: referências / inovação /personalidade /estética / diversidade / coerência / expressão / linguagem / abordagem.

Investigação: posicionamento / estratégia / diferenciais / briefing / recursos / fornecedores / Mercados / diretrizes / história.

Criação: adequação / forma / função / viabilidade / estudos / projeto / matriz / solução.

Execução: industrialização / protótipos / testes / funcionalidade / ajustes / acabamentos / processo / qualidade / resultado / escala / produção.

Lançamento: argumentação / planejamento / treinamento / acompanhamento / dosséis / dados / releases / briefing.

Um ps aqui: Não deixamos de notar que Baba Vacaro vestia Ronaldo Fraga, a blusa (sala de Nara) era da coleção primavera/verão no qual Ronaldo Fraga homenageia Nara Leão.
.
.
.
Thaiz Fernandes, mb3
Aluna de Design de Moda Anhembi Morumbi, Escola de Arte, Arquitetura, Design e Moda.

Nenhum comentário: