domingo, 8 de junho de 2008

Bienal Tipos Latinos

No dia 7 de Junho, em uma ida ao Centro Cultural visitei a Bienal Tipos Latinos, uma parceria do grupo Tipos Latinos, SENAC e Centro Cultural da Espanha em São Paulo, junto com o Centro Cultural São Paulo, iniciam a 3ª edição da Bienal de Tipos Latinos, um dos maiores eventos de design tipográfico do continente. A mostra é dedicada à produção tipográfica latino-americana. A programação inclui oficinas e palestras sobre tipografia. A exposição acontece simultaneamente nas cidades de Assumpção, Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Lima, Montevidéu, Santiago do Chile, São Paulo e Vera Cruz.

79 trabalhos (14 deles brasileiros) entre 423 inscritos irão compor para a mostra. Eles foram selecionados por um júri composto por um representante de cada país: Alejandro Lo Celso (Argentina), Luciano Cardinali (Brasil), Luciano Vergara (Chile), Ignácio Martínez (Colômbia), Francisco Calles (México), Candelaria Moreno (Peru), Vicente Lamónaca (Uruguai) e Juan Carlos Darias (Venezuela). As obras estão inseridas nas seguintes categorias:
Texto (20 selecionados): destinadas à composição de texto corrido.
Título (23 selecionados): orientadas para a composição de textos breves em corpos grandes.

Tela (3 selecionados): desenvolvidas exclusivamente para utilização digital.
Experimental (7 selecionados): não priorizam a leitura.
Miscelaneas (4 selecionados): não alfabéticas.
Família (12 selecionados): sistema composto por duas ou mais variáveis.
Design com fontes latino-americanas (10 selecionados): realizadas utilizando fontes desenvolvidas por tipógrafos latino-americanos.

Acho que o uso da tipografia pode ser muito importante no design de moda, na estamparia pode vir a gerar um trabalho bem criativo.


Fontes:

Trabalho de Marcelo Magalhães e Marcelo Fernandes, selecionado na categoria Design com Fontes Latino-americanas

Fonte Frida, criada pelo brasileiro Fernando de Mello Vargas, selecionada na categoria Família.

Fonte Adriane, criada pelo brasileiro Marconi Gomes Lima, selecionada na categoria Família

E exposição fica de 31/5 a 27/7 Mais informações:
Site oficial:
www.tiposlatinos.com

http://www.letraslatinas.com/
Centro Cultural São fica na rua Vergueiro, 1.000 (Paraíso). O telefone para mais informações é (11) 3383-3402 ou pelo email ccsp@prefeitura.sp.gov.br.

Nenhum comentário: