A Natureza das coisas
Paisagens e naturezas-mortas na coleção MASP
A natureza das coisas
Em pintura há um gênero em que as coisas e homens se tornam uma unidade: a paisagem. A partir do século 18, a nascente ciência moderna era uma disciplina que dividia a natureza em suas partes para analisa-las.
Ao lado, a pintura (e a pintura de paisagens) já era uma atividade de síntese propondo a unidade entre as emoções (as estéticas), os atos ( a o moral ) e o conhecimento ( a lógica ) a unificação de todas as coisas.
Teixeira Coelho,
Curador-Coordenador, MASP.
No acervo não há apenas paisagens. Nem somente paisagens da natureza identificada com o campo. Há marinhas, naturezas-mortas e as paisagens culturais que são as paisagens urbanas. É a natureza dessas coisas que esta pintura busca.
Paisagens e naturezas-mortas na coleção MASP
A natureza das coisas
Em pintura há um gênero em que as coisas e homens se tornam uma unidade: a paisagem. A partir do século 18, a nascente ciência moderna era uma disciplina que dividia a natureza em suas partes para analisa-las.
Ao lado, a pintura (e a pintura de paisagens) já era uma atividade de síntese propondo a unidade entre as emoções (as estéticas), os atos ( a o moral ) e o conhecimento ( a lógica ) a unificação de todas as coisas.
Teixeira Coelho,
Curador-Coordenador, MASP.
No acervo não há apenas paisagens. Nem somente paisagens da natureza identificada com o campo. Há marinhas, naturezas-mortas e as paisagens culturais que são as paisagens urbanas. É a natureza dessas coisas que esta pintura busca.
'O lavrador de café', de Portinari (à esq.), e 'Retrato de Suzanne Bloch', de Picasso
MASP - Museu de arte de São Paulo, Brasil.
Av. Paulista, 1578 – São Paulo-SP.
Tel.(11) 3251- 5644.
Érica Cristina Maciel Vieira – MB3.Estudante do curso de Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi.
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