sábado, 1 de novembro de 2008

Explicação de tecidos tecnologicos, como: lycra, tactel e

No dia de setembro, tivemos na faculdade, uma palestra voltada aos alunos de moda, onde pudemos obter algumas informações sobre os tecidos, Coolmax, Supplex e Lycra, através de Silvana, uma funcionária dessas marcas de tecido.
Ela começou a palestra, falando sobre a Lycra, que é um fio complementar, faz parte da composição do tecido, portanto não existe nenhum tecido 100% lycra, geralmente a composição de um tecido que contém Lycra, é 92% poliamida e 8% elastano, esse fio não tem como ser tingido, então na hora da produção do tecido, a cor que vemos no tecido, vem do outro fio. Ela ainda explicou que esse tecido tem uma memória “vai e volta”, assim sendo o tecido pode ser esticado o máximo possível, que ao solta-lo ele volta ao lugar de origem, não deformando assim o mesmo, e mesmo tendo essa memória ao voltar o tecido não aperta a pessoa que o está usando, além de ter um ótimo caimento.
Em seguida, falou um pouco sobre o Supplex. Ela explicou, que é um tecido com um alto grau de conforto, com um toque macio, visual e toque de algodão, tem uma fácil respirabilidade, por ser um fio feito de nylon, a secagem rápida, dura por muito tempo e que ao ser tingido, esse fio absorve o corante muito bem, fazendo com que se mantenha a cor por muito mais tempo.
E por fim o Coolmax, que é muito bom para a prática de esportes, já que tem um gerenciamento muito bom de umidade, tem uma secagem rápida, um ótimo conforto térmico.

Daniella Yumi S. Queiroz
Universidade Anhembi Morumbi
Escola de Arte, Arquitetura, Design e Moda
Design de Moda
Turma: MB4

Nenhum comentário: