terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sol e Chuva
















A proposta foi de produzir uma roupa que se ajustassem as seguintes questões: Calor, sol, chuva e frio. E que fossem feitas com as seguintes máquinas: A Pespontadeira de 3 agulhas e máquina reta.

Foi feito uma pesquisa de tecidos impermeáveis, a primeira idéia surgiu de um tecido impermeável, que suportava bem o calor, porém esse tecido era importado o que traria um custo muito grande a confecção. A segunda idéia então era tecido popular, o nylon, tivemos dificuldade de encontra-lo com tratamento resinado (impermeabilizante). Daí tivemos a idéia de nos associar uma empresa de guarda-chuvas que nos forneceria os restos desse material. Onde sobras de tiras serão emendadas e formará o tecido com o qual a roupa será produzida.

A empresa na qual nos associamos se chama Ronchetti, empresa de origem familiar, que foi fundada em 1959, na cidade de São Bernardo do Campo- SP, . ela surgiu no mercado produzindo guarda-chuvas e sombrinhas para o mercado nacional hoje localiza-se na cidade de Botucatu. Com o passar dos anos, ela foi crescendo e se modernizando, e as sombrinhas e guarda-chuvas da Ronchetti se tornaram sinônimo de qualidade, durabilidade e beleza no mercado nacional e internacional.
Mostramos a proposta de nosso trabalho ao professor e a sala, então surgiram alguns questionamentos por parte do professor, que nos sugeriu algumas mudanças, como no desenho de nosso croqui.
Em seguida o professor nos avisou que teríamos que produzir a peça que havíamos criado. Resolvemos então acrescentar um bolero ao look, e tirar a blusa que havíamos criado.

Então entramos em contato com a empresa de guarda chuva, que após ouvir a nossa proposta contou que há um tempo vende suas sobras de tecidos há R$ 0,40 o kilo, e se interessaram pela nossa proposta, e disseram que iriam nos doar os retalhos de tecido.
Ao recebermos o tecido optamos por nós mesmos confeccionamos a roupa, assim poderíamos acompanhar de perto as dificuldades da produção.
Ao recebermos os pedaços de tecido, vimos que as pequenas tiras estavam enroladas umas nas outras, o que dificultou o inicio do trabalho, pois tivemos que as desenrolar, e depois cortamos a rebarba do tecido, para assim começarmos a costurar as tiras.
Com tudo isso resolvido, começamos a costurá-las para confecção do nosso tecido. Fizemos o molde para assim que o tecido ficasse pronto, podermos cortar o tecido para finalmente começarmos a costurar de nossa roupa.
Ao ficar pronta a roupa, apresentamos novamente para o professor e para a sala, vimos que haviam algumas coisas que deveríamos mudar, como o lenço que ficava na frente da calça, que decidimos tirar, o mesmo que não ficava muito firme na cabeça, colocar botões para fixar melhor o lenço na cabeça, para assim não cair enquanto a pessoa estivesse em movimento.

O croqui propõe inovação, não queríamos o obvio quando se pensa em se proteger da chuva, então fugimos da idéia de capuz, capa de chuva e partimos para elaboração de uma calça no modelo saruel, acompanhada de um bolero e um lenço que protege a cabeça e o cabelos.
E por fim os ajustes finais no look, e a montagem do banner com os problemas do trabalho, e o maquinario.
Shely, Daniella, Érica e Thaiz.
Universidade Anhembi Morumbi
Escola de Arte, Arquitetura, Design e Moda.
Design de Moda. turma MB4