quarta-feira, 16 de abril de 2008

"Dispa-me"


Uma dica boa de livros é: "Dispa-me! O que nossa roupa diz sobre nós". Escrito por Catherine Joubert e Sara Stern, psiquiatra e psicanalista.
São diversas histórias de infância a velhice, onde mostra a relação da roupa com a pessoa e depois contém uma breve explicação sobre esta relação do ponto de vista psicológico.
Uma das histórias é "Uma mãe chiquérrima ou como salvar as aparências". Onde a mãe Eliane sempre vivia com alegria os momentos em que seu marido a levava a grandes butiques comprar roupas. Um dia o marido morre e Eliane para preencher o vazio passa a comprar roupas para a filha adolescente. Mas esses momentos já não são mais os mesmos. Quando Eliane envelhece ela fica louca e Justine, já mãe de família, tem que internar a mãe em um áxilo. Onde apesar de todas as senhoras se vestirem apenas para si próprias e a mãe não reconhecer mais Justine, esta faz de tudo para manter a mãe bem arrumada para que ela se lembre dos momentos felizes que viveu.
Segundo as autoras para Eliane as roupas de luxo que o marido as dava eram provas tangíveis do seu amor. Estas roupas eram também armaduras que aos olhos dos outros não deixava transparecer as falhas de sua vida. Já a filha Justine não se enganava sobre essa relação. Na velhice a filha conservava a imagem de sua mãe fiel à do passado vestindo-a bem.


Shely Silveira de Alencar mb3

Estudante de Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi

Nenhum comentário: