sexta-feira, 11 de abril de 2008

Ora pois

O centro cultural FIESP está com uma exposição nova, Coleção do Museu Nacional do Azulejo de Lisboa. A mostra está bem interessante ela mostra a origem do azulejo até os dias de hoje com toda sua evolução. Pela primeira vez no Brasil a mostra foi trazida pelo “Espírito Santo Cultura instituição responsável pelo trabalho de restauração dos azulejos da Ordem Terceira de São Francisco de Salvador (Bahia) e da Igreja do Outeiro da Glória (Rio de Janeiro), reúne 141 relíquias da coleção do Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, uma das mais importantes em todo o mundo”. ( site da fiesp)
Há até mesmo algumas relíquias expostas por lá como o painel de azulejos do brasão dos Bragança, casa real de Portugal e do Brasil, de 1558; um rodapé com motivo de macacos, de 1565 e até mesmo um mural em motivo floral, do século XVII.
Como sou descendente de portugueses tenho um gosto muito grande pela cultura portuguesa, e me apaixonei pelas obras, é muito bonito ver obras originais aqui, bem de pertinho.

Imagens retiradas do folheto da exposição:


Antigo Convento da Madre de Deus onde atualmente se encontra instalado o Museu Nacional do Azulejo. (Vista da fachada principal e entrada do Museu).



Brasão do século XVI dos Duques de Bragança



Painel de azulejos hispano- mouriscos com motivos heráldicos,
Sevilha primeira metade do século XVI. (A heráldica refere-se simultaneamente à ciência e à arte de descrever os brasões de armas ou escudos).












Galeria de Arte do SESI
08/04 a 20/07/2008
- Segunda das 11h às 20h
- Terça a sábado das 10h às 20h
- Domingo das 10h às 19h
- A Galeria de Arte do SESI admite a entrada de pessoas até 20 minutos antes do fechamento.
Entrada franca


Mais sobre por aqui :



Thaiz Fernandes - mb3
Estudante de Desing de Moda da Univerisdade Anhembi Morumbi

Nenhum comentário: