sexta-feira, 25 de abril de 2008

História , através dos azulejos portugueses

No Centro Cultural Fiesp, esta tendo uma exposição com uma coleção de Azulejos de Lisboa.
A exposição foi trazida a São Paulo pela Espírito Santo Cultura, ela conta com 141 painéis de azulejos e de cerâmica que vêem de Lisboa, do Convento da Madre de Deus. Essas peças têm tamanhos, formas e cores diferentes entre si, elas contam a história desta arte do século XVI aos dias atuais.

O azulejo é uma marca da cultura artística portuguesa que no século XVI alcançou as colônias do seu império marítimo, incluindo o Brasil. A exposição As Coleções do Museu Nacional do Azulejo de Lisboa, em cartaz até 20 de julho na Galeria de Arte do Sesi-SP, mostra a origem e a evolução dessa arte de revestimento decorativo.Ao visitar a exposição, o público brasileiro estará diante de uma arte que remonta também à sua história. Os painéis que compõem o acervo são muito mais do que uma expressão artística. Os azulejos refletem a História, os tempos históricos dos portugueses.

O legal é que quando pensamos em azulejos portugueses, logo pensamos naqueles mais antigos, que contam uma história, e a maioria são pintados com tinta azul, lá nessa exposição, vemos que os azulejos não são só esses mais antigos e tradicionais, vemos também, os mais atuais, que são bem diferentes desses, estes mais modernos são mais coloridos, e contam com formas inusitadas e com relevo.

Pra quem gosta de história, e se encanta com os azulejos e a cultura portuguesa, vale a pena conferir a exposição.
Para quem ainda não foi lá na Fiesp, ficar com mais vontade de ir visitar a exposição, vou colocar algumas peças portuguesas.



Ela vai até o dia 20 de julho

Local: Galeria de Arte do SESI – Av. Paulista, 1313 – metrô Trianon-Masp Datas

horários: de 8/4 a 20/7 de 2008. Segunda-feira, 11h às 20h. Terça-feira a sábado, 10h às 20h. Domingo, 10h às 19h

Entrada franca



Daniella Yumi, MB3

estudante de design de moda da Universidade Anhembi Morumbi.

Nenhum comentário: